COMUNICADO SOBRE O CRP

Como é de conhecimento de todos, há algum tempo foi divulgado nas redes sociais que o CRP – Certificado de Regularidade Previdenciária – do Município estava bloqueado por responsabilidade do IPEM e que por isso o Município estaria impedido de receber recursos voluntários.

Conforme explicado anteriormente em nota de esclarecimento divulgada, o bloqueio do CRP se deu inicialmente em razão da mora na aprovação da Lei Complementar que instituiu a Previdência Complementar e adequou a alíquota de contribuição no âmbito municipal e, posteriormente se manteve bloqueado pela falta de certificação da maioria dos membros do Comitê de Investimentos do IPEM.

Pois bem, assim como o IPEM não se furtou de manifestar-se quando lhe era atribuída responsabilidade exclusiva pelo bloqueio do CRP, também agora que a maioria dos membros do Comitê de Investimentos encontra-se certificada, vem a público informar tal feito e que, portanto, no que toca esse quesito, não há impedimento para a obtenção do CRP.

No entanto, o CRP continua com a emissão suspensa, em razão do não envio de informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais, de responsabilidade do Executivo e da Câmara Municipal, sendo que há pendências que remontam ao exercício de 2022.

Vale mencionar que, o IPEM, através da sua presidente Edilene, apoia e incentiva que os membros dos seus Conselhos estudem e qualifiquem-se e a obtenção da certificação é uma consequência disso. Tanto é assim que, não somente a maioria dos membros do Comitê de Investimentos, mas também a maioria do Conselho Fiscal e, dos 9 membros do Conselho de Administração, 4 já estão certificados. O objetivo é que todos os membros se certifiquem. A dedicação e o compromisso da presidente e de todos os conselheiros independe do aumento de sua gratificação, como fora sugerido anteriormente.

Deste modo, servimo-nos do presente para esclarecer que o IPEM, através de sua presidente e de todos os seus conselheiros, tem trabalhado para fazer uma gestão transparente e comprometida, para o bem não só dos seus segurados, mas de toda população.

Mirandópolis, 20 de abril de 2023

Edilene da Costa da Silva