news-details

APRESENTAÇÃO DO ESTUDO ATUARIAL PARA O EXERCÍCIO DE 2023

Foi realizada no dia 10 de março de 2023 uma reunião para apresentação do resultado do Estudo Atuarial do IPEM para o exercício de 2023. O evento reuniu representantes do Executivo, do Legislativo, do Sindicato (SISEM) e do IPEM, tendo sido realizada no prédio da faculdade Anhanguera.

Um dos princípios basilares dos Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS, é o equilíbrio financeiro e atuarial, conforme disposto na Constituição Federal, em seu art. 40, caput. De forma bastante resumida, o equilíbrio financeiro se refere à capacidade de manter o pagamento dos benefícios atuais, já o equilíbrio atuarial é mais complexo e é baseado em cálculos e estatísticas que levam em consideração variáveis como a expectativa de vida, a média etária, etc. para determinar se a capacidade de pagamento dos benefícios se manterá no futuro. Assim, O Estudo Atuarial serve, portanto, para aferir se o RPPS está em equilíbrio atuarial.

A exposição do resultado foi feita pelo atuário Eduardo Pereira dos Santos e trouxe informações de suma importância sobre a situação atuarial do IPEM, as quais com certeza orientarão ações futuras para melhoria do Instituto. 


FOTOS DA NOTÍCIA