news-details

OUTUBRO ROSA

O mês de outubro é marcado pela campanha “Outubro Rosa” de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo é encorajar as mulheres a realizarem seus exames, pois nos estágios iniciais a doença é assintomática e, se descoberta precocemente, as chances de cura aumentam significantemente.

Para mulheres de qualquer idade o recomendado é que se faça o autoexame para conhecer o próprio corpo e ser capaz de identificar qualquer alteração nas mamas. Caso identifique qualquer anormalidade, deve-se se procurar um médico. O exame de mamografia, exame realizado com a finalidade de investigação de lesões suspeitas da mama, pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico e é recomendado pelo Ministério da Saúde que seja ofertado para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos.

Aproveitando o ensejo do Outubro Rosa, também se incentiva a prevenção do câncer de colo de útero, através da realização do chamado exame preventivo, o qual é recomendado para todas as mulheres com vida sexual ativa, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos e deve ser realizado anualmente.

É importante esclarecer que os exames acima citados, bem como o tratamento das doenças mencionadas, é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde. Inclusive, o Departamento de Saúde de Mirandópolis está desenvolvendo diversas ações nesse mês de outubro com o objetivo de facilitar o acesso da população feminina a tais serviços como a oferta de atendimento em horário estendido às segundas-feiras (com exceção do dia 31/10) nas UBS até as 19:00h para a realização do exame preventivo sem a necessidade de agendamento e também a realização de diversos serviços (incluindo a realização de preventivo e agendamento de mamografia) nos dias 20 e 21/10 no NES.


FOTOS DA NOTÍCIA